Rito de Encomendação


Aproximando-se a hora do enterro, todos se reúnem ao redor do caixão. Pode-se entoar um canto ou refrão contemplativo.

RITOS INICIAIS

Quem preside diz:
Pres: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
Ass: Amém.
Pres: A graça e a paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo estejam convosco!
Ass: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.

Quem preside convida à oração com estas ou outras palavras:
(a)
Pres: Convido os familiares e todos aqui presentes, para entregarmos aos cuidados da misericórdia de Deus nosso(a) irmão(a) N.. O Senhor da vida nos console em nossa tristeza e confirme nossa esperança de encontrarmo-nos todos, um dia, na pátria celeste.
(b)
Meus irmãos, estamos aqui reunidos para rezar por este(a) irmão(a) que terminou sua caminhada na terra. Queremos agora professar nossa fé na ressurreição e elevar nossas preces ao Deus da vida, para que N. seja acolhido(a) na festa da eternidade.
(c)

Caríssimos familiares e amigos de N., aqui presentes, vamos (sepultar) nos despedir agora do corpo desse nosso(a) irmão(ã). Rezemos confiantes a Deus, fonte de toda a vida, para que acolha esse(a) seu(sua) filho(a)) entre os eleitos no céu. Que N., alcance da misericórdia de Deus o perdão de seus pecados e seja conduzido(a) nos ombros do Bom Pastor à presença do Pai celeste.

Oração
Pres: Ó Pai, eterno Deus, a vós pertencem o tempo e a eternidade, sede misericordioso com este(a) nosso(a) irmão(ã) que chamastes deste mundo. Acolhei este(a) nosso(a) irmão(ã) na alegria eterna de vossa casa. Criado à vossa imagem e semelhança e feito participante da morte e ressurreição de Cristo pelo batismo, possa participar da comunhão de vossos santos. 
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Ass: Amém.

Ou:
Pres: Ó Deus, glória dos fiéis e vida dos justos, que nos redimistes pela Páscoa do vosso Filho, concedei a vosso(a) servo(a) N. que, tendo professado sua fé no mistério da ressurreição, participe, agora, da plenitude da vida na glória do céu. 
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Ass: Amém.

No tempo pascal
Pres: Deus, nosso Pai, em vós os mortos vivem e os santos exultam de felicidade. Concedei a vosso(a) filho(a) N. o prêmio dos vossos santos. Livre dos laços da morte, contemple a vossa face na luz da ressurreição. 
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Ass: Amém.

Para um servidor da comunidade:
Pres: Senhor Jesus Cristo, morrestes na cruz para nos salvar, fazendo-nos passar da morte para a vida. Olhai com bondade a comunidade aqui reunida que entrega em vossas mãos este servidor(a)N. Abristes para os vossos seguidores as portas do Reino através de vossa morte e ressurreição. Acolhei este(a) nosso(a) irmão(ã) libertai-o(a) de todo o mal e concedei-lhe a felicidade eterna. 
Vós que sois Deus com o Pai na unidade do Espírito Santo.
Ass: Amém.

Por um jovem:
Pres: Ó Deus, Senhor do tempo e da vida, colocamos em vossas mãos este(a) vosso(a) filho(a) N., de quem choramos a morte prematura. Dai-lhe viver a eterna juventude na alegria do vosso reino. 
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Ass: Amém.

Por quem faleceu após longa enfermidade:
Pres: Ó Deus, vosso(a) filho(a) N., vos serviu na dor e na doença. Tendo participado no sofrimento de Jesus, possa, agora, alegrar-se na glória do vosso reino. 
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Ass: Amém.

Por quem morreu repentinamente: 
Pres: Ó Deus, choramos a morte repentina deste(a) nosso(a) irmão(ã) N. Mostrai-nos a força da vossa bondade e consolai-nos pela certeza de que ele(a) foi acolhido(a) no vosso convívio. 
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Ass: Amém.

Por quem morreu de forma violenta:
Pres: Ó Deus onipotente, cuja misericórdia sempre acompanha os passos da nossa vida, sede carinhoso para com este(a) vosso(a) filho(a) N., que, tendo partido desta vida de forma violenta, possa gozar no convívio dos santos, a eterna paz. 
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Ass: Amém.

LITURGIA DA PALAVRA

Se as circunstâncias o permitirem, antes do Evangelho proclama-se uma leitura do Antigo Testamento ou do Novo Testamento, escolhida entre as que estão indicadas neste subsídio pastoral. Depois recita-se ou canta-se o salmo responsorial.

PRIMEIRA LEITURA

Leitor: Leitura da segunda carta de São Paulo aos Coríntios. 

Leitor: Irmãos: Sabemos que, se a nossa habitação terrestre, esta tenda em que vivemos, for dissolvida, possuímos uma casa que é obra de Deus. uma eterna morada nos céus, que não é feita pela mão humana. Por isso, somos sempre cheios de coragem, sabendo que, enquanto habitarmos neste corpo, estamos exilados, longe do Senhor,  pois caminhamos pela fé e não pela visão. Cheios dessa confiança, preferimos sair do corpo para irmos habitar junto do Senhor. Exatamente por isso nos esforçamos, quer nos conservemos neste corpo, quer tenhamos de sair dele, em lhe ser muito agradáveis. Com efeito, é necessário que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo, a fim de que cada um receba o que mereceu por tudo aquilo que fez durante a vida, quer de bem, quer de mal.

Leitor: Palavra do Senhor!
Ass: Graças a Deus.

SALMO RESPONSORIAL

Confia minh'alma no Senhor, nele está minha esperança!

Das profundezas eu clamo a vós, Senhor, escutai a minha voz! 
Vossos ouvidos estejam bem atentos ao clamor da minha prece!

Se levardes em conta nossas faltas, quem haverá de subsistir? 
Mas em vós se encontra o perdão, eu vós temo e em vós espero.

No Senhor ponho a minha esperança, espero em sua palavra. 
A minh'alma espera no Senhor mais que o vigia pela aurora. 

No Senhor se encontra toda graça e copiosa redenção. 
Ele vem libertar a Israel de toda a sua culpa.

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

Aleluia, Aleluia, Aleluia. 
Eu sou a ressurreição e a vida, diz o Senhor. Quem crê em mim não morrerá para sempre.

Ou:
Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Vinde benditos de meu Pai, diz o Senhor, recebei como recompensa o Reino que vos preparei.

EVANGELHO 

Diác ou Sac: O Senhor esteja convosco!
O povo responde:
Ass: E com o teu espírito.
     
O diácono, ou o sacerdote, fazendo o sinal da cruz no livro e, depois, na fronte, na boca e no peito, diz:
Diác ou Sac: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo João.
Ass: Glória a vós, Senhor!

Então o diácono ou o sacerdote, se for oportuno, incensa o livro e proclama o Evangelho.
Diác ou Sac: Quando Jesus chegou a Betânia, encontrou Lázaro sepultado havia quatro dias. Betânia ficava a uns três quilômetros de Jerusalém. Muitos judeus tinham vindo à casa de Marta e Maria para as consolar por causa do irmão. Quando Marta soube que Jesus tinha chegado, foi ao encontro dele. Maria ficou sentada em casa. Então Marta disse a Jesus: Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido. Mas mesmo assim, eu sei que o que pedires a Deus, ele o concederá. Respondeu-lhe Jesus: Teu irmão ressuscitará. Disse Marta: Eu sei que ele ressuscitará na ressurreição, no último dia. Então Jesus disse: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, mesmo que morra, viverá. E todo aquele que vive e crê em mim, não morrerá jamais. Crês isto? Respondeu ela: Sim, Senhor, eu creio firmemente que tu és o Messias, o Filho de Deus, que devia vir ao mundo. 

Terminado o Evangelho, o diácono ou o sacerdote diz:
Diác ou Sac: Palavra da Salvação!
O povo aclama:
Ass: Glória a vós, Senhor!

Ou outros textos à escolha.

HOMILIA

PRECES

Quem preside diz:
Pres: Irmãos e irmãs, rezemos confiantes ao Senhor, que, por sua ressurreição, nos garante a vida em plenitude e digamos: Senhor, vós sois a ressurreição e a vida!
Ass: Senhor, vós sois a ressurreição e a vida!

1. Cristo, Filho do Deus vivo, que ressuscitastes vosso amigo Lázaro, ressuscitai para a vida da vossa glória nosso(a) irmão(ãN.
Ass: Senhor, vós sois a ressurreição e a vida!

2. Cristo, consolador dos aflitos, que, restituindo a vida à filha de Jairo, enxugastes as lágrimas de seus parentes, consolai hoje os que choram a morte de nosso(a) irmão(a) N.
Ass: Senhor, vós sois a ressurreição e a vida!

3. Cristo, vós que ressuscitastes da morte ao terceiro dia, concedei aos nossos falecidos a vida eterna.
Ass: Senhor, vós sois a ressurreição e a vida!

4. Cristo, que prometestes preparar para nós um lugar na casa do Pai, concedei a morada do céu aos fiéis que vos serviram na terra.
Ass: Senhor, vós sois a ressurreição e a vida!
Outras intenções.

Quem preside diz:
Pres: Inclinai, Senhor, vosso ouvido às preces, que brotam de nosso coração, ao implorarmos vossa misericórdia para com vosso filho(a) N. Acolhei-o(a) com ternura no convívio de todos os vossos santos. 
Por Cristo nosso Senhor.
Ass: Amém.

Oração de despedida
Quem preside diz:
Pres: Com fé e esperança na vida eterna, recomendemos ao Pai de misericórdia este nosso(a) irmão(ã) que morreu na paz de Cristo.

E continua:
Pres: Ó Pai de misericórdia, em vossas mãos entregamos este nosso irmão(ã)N., na firme esperança de que ele ressuscitará no último dia com todos os que no Cristo adormeceram. Abri para ele(a) as portas do paraíso; e a nós, que aqui ficamos, consolai-nos com a certeza de que um dia nos encontraremos todos em vossa casa. 
Por Cristo, nosso Senhor.
Ass: Amém.

Ou:
Pres: Senhor, nós vos encomendamos este(a) vosso(a) servo(a) N. Na vossa infinita misericórdia encontre o perdão de suas faltas e liberto(a) dos laços da morte, participe da alegria eterna no convívio dos santos. 
Por Cristo, nosso Senhor.
Ass: Amém.

Ou:
Pres: Deus de bondade, em vossas mãos recomendamos vosso(a) filho(a) N. Esperamos confiantes que ele esteja convosco para sempre. Nós vos damos graças pelos dons que lhe concedestes em sua vida terrestre e pelo bem que ele(a) fez a serviço do vosso reino.
(aqui se podem fazer acréscimos pessoais)
Nós vos pedimos: Acolhei-o(a) em vossa casa e dai-lhe a plena felicidade na comunhão de vida convosco. E a nós, que ainda estamos a caminho, ajudai-nos a nos consolar uns aos outros na fé que brota do evangelho, até que um dia possamos nos encontrar todos juntos na vossa glória. 
Por Cristo, nosso Senhor.
Ass: Amém.

Quem preside pode aspergir o corpo com água benta e incensá-lo. 

Em seguida diz:
Pres: Santos de Deus, vinde em seu auxílio; Anjos do Senhor, recebei na glória eterna este(a) servidor(a) N. Cristo, nosso Senhor, te chamou. Ele te acolha no paraíso para o descanso eterno.
Ass: Amém.

Quem preside conclui:
Pres: Dai-lhe, Senhor, o repouso eterno! 
Ass: E brilhe para ele(a) a vossa luz.
Pres: Descanse em paz!
Ass: Amém.

Procissão ao túmulo

Pode-se cantar o salmo 41(42):
A minh'alma tem sede de Deus, pelo Deus vivo anseia com ardor: 
Quando irei ao encontro de Deus e verei tua face, Senhor?

A ovelha sedenta procura o riacho, a minh'alma suspira por Deus, meu amparo! 
Dor e lágrimas são noite e dia meu pão, onde está o teu Deus? Ouço só gozação.

As saudades que sinto me fazem chorar, quanta coisa se foi, não é bom me lembrar...
Quando a gente andava pra casa de Deus, era festa, alegria, louvores, um céu!

Por que estás abatida e confusa, ó minh'alma? Canta a tua esperança: Meu Deus, tu me salvas! 
Se a tua esperança é o Deus que te salva, por que estás abatida e confusa, ó minh'alma?

Nesta minha tristeza eu me lembro de ti, minha terra querida, mais nunca te vi!
Dentro em mim, o estrondo das tuas cascatas, sobre mim o furor de tuas ondas, tuas vagas!

Pelo dia o Senhor vai mandar seu amor, pela noite a meu Deus vou cantar meu louvor!
Digo a Deus: meu rochedo, por que me esqueces, 0 inimigo me oprime e minh'alma esmorece?

Minha vida esmagam os meus opressores, onde está o teu Deus? Ouço sempre agressores. 
Por que estás abatida e confusa, ó minh'alma, canta a tua esperança: Meu Deus, tu me salvas!

Ou salmo 23(22):
Pelos prados e campinas verdejantes, eu vou! É o Senhor que me leva a descansar. 
Junto às fontes de águas puras, repousantes, eu vou! Minhas forças o Senhor vai animar.

Tu és, Senhor, o meu Pastor, por isso nada em minha vida faltará!

Nos caminhos mais seguros junto dele, eu vou! E pra sempre, o seu nome eu honrarei. 
Se eu encontro mil abismos nos caminhos, eu vou! Segurança sempre tenho em suas mãos.

No banquete em sua casa, muito alegre, eu vou!Um lugar em sua mesa, me preparou. 
Ele unge minha fronte e me faz ser feliz! E transborda a minha taça em seu amor.

Com alegria e esperança caminhando eu vou! Minha vida está sempre em suas mãos. 
E na casa do Senhor, eu irei habitar! E este canto para sempre irei cantar!