Batismo e Confirmação


Normalmente este Rito é celebrado dentro da missa, com leituras apropriadas, usando-se o formulário da missa da iniciação ou de uma outra; depois do Batismo e da Confirmação, o recém-batizado participa da Eucaristia pela primeira vez.
Faça-se a celebração, o quanto possível, num domingo, com a participação ativa da comunidade local. 

RITO DA RECEPÇÃO

Chegada
1. O candidato com o padrinho (a madrinha) e os fiéis podem reunir-se quer fora do limiar da igreja, quer no átrio ou na entrada, ou numa parte apropriada da igreja ou, conforme as circunstancias, em outro lugar adequado fora do templo. Quem preside, revestido para a celebração, aproxima-se dele, enquanto os fiéis, se for oportuno, cantam um salmo ou hino apropriado.

Saudação e exortação
2. Quem preside saúda cordialmente o candidato. Dirigindo-se a ele e a todos os presentes, expressa a alegria e a ação de graças da Igreja e lembra aos padrinhos e amigos a experiência pessoal e o senso religioso que levou o candidato, em seu itinerário espiritual, à celebração daquele dia. Em seguida, convida os padrinhos e os candidatos a se aproximarem. Enquanto se colocam diante de quem preside, convém cantar um canto.

Diálogo
3. Quem preside pergunta ao candidato, se for o caso, seu nome civil ou de família, a não ser que o nome já seja conhecido. Pode fazê-lo deste modo ou de outro semelhante:
Pres: Qual é o teu nome?
Candidato: N.
Se for preferível, quem preside chama pelo nome o candidato, que responde:
Candidato: Presente.
Prossegue-se:
Pres: Que pedes à Igreja de Deus?
Candidato: A fé.
Pres: E esta fé, que te dará?
Candidato: A vida eterna.
Quem preside pode também interrogar com outras palavras e admitir respostas espontâneas. Por ex., Depois da primeira pergunta: Que pedes? O que desejas? Para que vieste?
São permitidas as respostas: A graça de Cristo ou A admissão na Igreja ou A vida eterna ou outras adequadas, às quais quem preside adaptará suas perguntas.

Primeira adesão
4. Quem preside, acomodando, se necessário, sua alocução às respostas do candidato, dirige-lhe estas palavras ou outras semelhantes:
Pres: A vida eterna consiste em conhecermos o verdadeiro Deus e Jesus Cristo, que ele enviou. Ressuscitando dos mortos, Jesus foi constituído por Deus, Senhor da vida e de todas as coisas, visíveis e invisíveis. Se você quer ser discípulo seu e membros da Igreja, é preciso que você seja instruído em toda a verdade revelada por ele; que aprenda a ter os mesmos sentimentos de Jesus Cristo e procure viver segundo os preceitos do Evangelho; e, portanto, que você ame o Senhor Deus e o próximo como Cristo nos mandou fazer, dando-nos o exemplo.
Pres: Está de acordo com tudo isso?
Candidato: Estou.
5. Quem preside, voltando-se para o padrinho (a madrinha) e os fiéis, interroga-os com estas palavras ou outras semelhantes:
Pres: Diante de Deus, como padrinho (madrinha) deste(a) candidato(a), você julga que é digno(a) de ser admitido(a) hoje aos sacramentos da iniciação cristã?
Padrinho (a madrinha): Julgo que é digno(a).
Pres: Você, padrinho (madrinha), que nos apresenta agora este(a) candidato(a), e vocês, nossos irmãos aqui presentes, estão dispostos a ajudá-lo(a) a encontrar e seguir o Cristo?
Ass: Estou.
6. Quem preside, de mãos unidas, conclui:
Pres: Oremos...
Pai de bondade, nós vos agradecemos por este(a) vosso(a) servo(a), a que de muitos modos inspirastes e atraístes. Ele(a) vos procurou e respondeu, na presença desta santa assembleia, ao chamado que hoje lhe dirigistes. Por isso, Senhor Deus, nós vos louvamos e bendizemos.
Ass: Bendito seja Deus para sempre.

Ingresso na Igreja
7. Se o rito de acolhida tiver sido feito à porta da igreja ou outro local, quem preside, com um gesto, convida o catecúmeno a entrar com seu padrinho (sua madrinha) na igreja, dizendo estas palavras ou outras semelhantes:
Pres: (N.) entre na igreja, para participar conosco na mesa da Palavra de Deus.
Enquanto isso, canta-se um canto apropriado.

LITURGIA DA PALAVRA

Estando o catecúmeno em seu lugar; quem preside dirige-lhe breve alocução. mostrando a dignidade da Palavra de Deus, que é anunciada e ouvida na assembleia litúrgica. O livro das Sagradas Escrituras é trazido em procissão, colocado respeitosamente na mesa da Palavra, podendo também ser incensado. Segue-se a celebração da Palavra de Deus, omitindo-se os ritos iniciais da missa.

Proclamação da Palavra e homilia
Escolham-se uma ou várias das leituras mais adaptadas aos novos catecúmenos, conforme o Elenco das leituras da missa. Podem-se escolher também outros textos adequados e outros salmos responsoriais.
Segue-se a homilia.

Entrega do livro da Palavra de Deus
8. Depois da homilia, quem preside entrega ao catecúmeno, com dignidade e reverência, a Bíblia, dizendo estas ou outras palavras:
Pres: Recebe o livro da Palavra de Deus. Que ela seja luz para a tua vida.

Preces pelo catecúmeno e rito penitencial
9. A assembleia dos fiéis, permanecendo o(a) candidato(a) com o(a) padrinho (madrinha) perto de quem preside, faz pelo catecúmeno estas preces ou outras semelhantes:
Pres: Oremos por nosso(airmão(ã) catecúmeno(a). Ele(a) já fez um longo percurso. Agradeçamos pela benevolência de Deus que o(a) conduziu a este dia e peçamos que possa percorrer o grande caminho que ainda falta até participar plenamente de nossa vida.
Leitor: Senhor, que a proclamação e escuta da vossa Palavra revele, ao catecúmeno, Jesus Cristo, vosso Filho.
Ass: Senhor, atendei a nossa prece.
Leitor: Inspirai, Senhor, o catecúmeno, para que, com generosidade e disponibilidade, acolha vossa vontade.
Leitor: Senhor, sustentai, com o auxílio sincero e constante dos catequistas e introdutores, a caminhada dos nossos catecúmenos. 
Leitor: Fazei, Senhor, que a nossa comunidade, unida na oração e na prática da caridade, seja exemplo de vida para este catecúmeno.
Leitor: Senhor, tornai-nos sensíveis às necessidades e sofrimentos de nossos irmãos e irmãs, e inspirai-nos gestos de solidariedade.
Leitor: Senhor, iluminados por vossa Palavra e amparados pela comunidade, este catecúmeno seja considerado digno do Batisrno e da renovação do Espírito Santo.
Depois das preces, o catecúmeno se ajoelha diante de quem preside e faz com a assembleia a confissão genérica que, segundo as circunstancias, pode ser omitida.

Oração do exorcismo e unção do catecúmeno
10. Omitindo o Deus todo-poderoso, tenha compaixão. o celebrante diz:
Pres: Deus todo-poderoso, que, enviando vosso Filho único, destes ao homem, cativo do pecado, a liberdade dos vossos filhos, nós vos suplicamos por este vosso servo que, tendo conhecido as seduções do mundo e as tentações do demônio, se reconhece pecador diante de vós. Libertai-o do poder das trevas pela paixão e ressurreição de vosso Filho e guardai-o no caminho da vida, sustentado pela graça de Cristo. 
Por Cristo, nosso Senhor.
Ass: Amém.
11. O celebrante continua:
Pres: O Cristo Salvador te dê a sua força simbolizada por este óleo da salvação. Com ele te ungimos no mesmo Cristo, Senhor nosso, que vive e reina pelos séculos.
Ass: Amém.

O candidato é ungido com o óleo dos catecúmenos no peito ou em ambas as mãos ou ainda em outras partes do corpo, se parecer oportuno. A juízo da Conferência Episcopal, esta unção pode ser omitida.

Nesse caso, quem preside diz:
Pres: O Cristo Salvador te dê a sua força, ele que vive e reina pelos séculos.
Ass: Amém.
Quem preside, em silêncio, impõe a mão sobre o candidato.

CELEBRAÇÃO DO BATISMO

Exortação de quem preside
12. O candidato aproxima-se da fonte com o padrinho (a madrinha). Quem preside exorta a assembleia com estas palavras ou outras semelhantes:
Pres: Caros irmãos e irmãs, imploremos a misericórdia de Deus Pai todo-poderoso, para com este seu servo, N., que pede o santo Batismo. Ele que o chamou e conduziu até aqui agora o ilumine e fortaleça, para que possa aderir a Cristo de todo o coração e professar a fé que recebeu da Igreja. Conceda-lhe nova vida no Espírito Santo, que vamos invocar sobre esta água.

Oração sobre a água
13. Quem preside, voltado para a fonte, diz a seguinte oração de bênção sobre a água:
Pres: Ó Deus, pelos sinais visíveis dos sacramentos realizais maravilhas invisíveis. Ao longo da história da salvação, vos servistes da água para fazer-nos conhecer a graça do Batismo. Já na origem do mundo vosso espírito pairava sobre as águas para que elas concebessem a força de santificar.
Ass: Fontes do Senhor, bendizei o Senhor!

Pres: Nas próprias águas do dilúvio, prefigurastes o nascimento da nova humanidade, de modo que a mesma água sepultasse os vícios e fizesse nascer a santidade. Concedestes aos filhos de Abraão atravessar o mar Vermelho a pé enxuto para que, livres da escravidão, prefigurassem o povo nascido na água do Batismo.
Ass: Fontes do Senhor, bendizei o Senhor!

Pres: Vosso Filho, ao ser batizado nas águas do Jordão, foi ungido pelo Espírito Santo. Pendente da cruz, do seu coração aberto pela lança, fez correr sangue e água. Após sua ressurreição, ordenou aos apóstolos: Ide, fazei meus discípulos todos os povos, e batizai-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.
Ass: Fontes do Senhor, bendizei o Senhor!

Pres: Olhai agora, ó Pai, a vossa Igreja, e fazei brotar para ela a água do Batismo. Que o Espírito Santo dê por esta água a graça de Cristo, a fim de que homem e mulher, criados à vossa imagem, sejam lavados da antiga culpa pelo Batismo e renasçam pela água e pelo Espírito Santo para uma vida nova.

Quem preside, se for oportuno, mergulha o círio pascal na água uma ou três vezes (ou apenas toca na água com a mão), dizendo:
Pres: Nós vos pedimos, ó Pai, que por vosso Filho desça sobre esta água a força do Espírito Santo.

E mantendo o círio na água, continua:
Pres: E todos os que, pelo Batismo, forem sepultados na morte com Cristo, ressuscitem com ele para a vida. 
Por Cristo, nosso Senhor.
Ass: Amém.

O sacerdote retira o círio da água, enquanto o povo aclama:
Ass: Fontes do Senhor, bendizei o Senhor! Louvai-o e exaltai-o para sempre!

Renúncias
14. A renúncia e  a profissão de fé são partes de um só rito. A palavra renunciar pode ser substituída por outra expressão equivalente, como: lutar contra, deixar de lado, abandonar, combater, dizer não, não querer.

Depois da consagração da água. quem preside interroga o eleito. 
Pres: Para viver na liberdade dos filhos de Deus, renuncias ao pecado?
Candidato: Renuncio.

Pres: Para viver como irmãos, renuncias a tudo o que causa desunião?
Candidato: Renuncio.

Pres: Para seguir Jesus Cristo, renuncias ao demônio, autor e princípio do pecado?
Candidato: Renuncio.

Profissão de fé
15. Quem preside, certificado pelo padrinho (ou pela madrinha) do nome do batizando, interroga-o individualmente.
Pres: N., crês em Deus Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra?
Candidato: Creio.

Pres: Crês em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que nasceu da Virgem Maria, padeceu e foi sepultado, ressuscitou dos mortos e subiu ao céu?
Candidato: Creio.

Pres: Crês no Espírito Santo, na santa Igreja católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição dos mortos e na vida eterna?
Candidato: Creio.
Depois de sua profissão de fé, o candidato é imediatamente batizado por imersão ou infusão.

Banho batismal
16. Convém que a água seja abundante, de modo que o batismo apareça como uma verdadeira passagem pela água ou banho. O batismo pode ser realizado das seguintes maneiras: 
1) mergulhando o eleito parcial ou totalmente na água (neste caso, observem-se as normas do pudor e da conveniência); 
2) derramando água sobre sua cabeça e deixando-a escorrer sobre todo o corpo: 
3) derramando água somente sobre a cabeça.

Por imersão
Quem preside, tocando o candidato e por três vezes mergulhando-o (ou apenas a cabeça) e retirando-o da água, batiza-o sem nada dizer.
O padrinho,a madrinha, ou ambos tocam o batizando. As mesmas pessoas poderão acolhê-lo ao sair da fonte.
Logo após o Batismo, se for conveniente, a assembleia entoa breve aclamação.

Por infusão
Se o batismo for por infusão, convém que o padrinho, a madrinha ou ambos coloquem a mão direita sobre o ombro direito do eleito.
Quem preside tira a água batismal da fonte e, derramando-apor três vezes sobre a cabeça inclinada do candidato, batiza-o sem nada dizer.
Logo após o Batismo é desejável uma breve aclamação do povo.

RITOS COMPLEMENTARES

17. Logo após o Batismo realiza-se os ritos complementares, em seguida, celebra-se habitualmente a Confirmação, omitindo-se nesse caso a unção depois do Batismo.

Unção depois do Batismo
Se, por motivo especial, a Confirmação for separada Batismo, quem preside, depois imersão ou infusão da água, unge o batizado como crisma como de costume, dizendo:
Pres: Deus todo-poderoso, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que te fez renascer pela água e pelo Espírito Santo e te libertou de todos os pecados, unja tua cabeça com o óleo da salvação para que faças parte de seu povo, como membros do Cristo, sacerdote, profeta e rei, até a vida eterna.
Batizado: Amém.
Quem preside, em silêncio, unge o batizado no alto da cabeça com o santo crisma.

Veste batismal
18. Quem preside diz:
Pres: N., você nasceu de novo e se revestiu de Cristo. Receba,portanto,a veste batismal, que você deve levar sem mancha até a vida eterna, conservando a dignidade de filho(a) de Deus.
Batizado: Amém.
As palavras receba, portanto, a veste batismal, o padrinho ou a madrinha reveste o recém batizado com a veste batismal.

Se for conveniente, pode-se omitir este rito.

Entrega da luz
19. Quem preside, tomando ou tocando o círio pascal, diz:
Pres: Aproxime-se o padrinho (a madrinha), para entregar a luz ao que renasceu pelo Batismo.
O padrinho (a madrinha) aproxima-se, acende uma vela no círio pascal e a entrega ao afilhado.
Depois disso, quem preside diz:
Pres: Deus te tornou luz em Cristo. Caminha sempre como filho da luz, para que, perseverando na fé, possas ir ao encontro do Senhor com todos os Santos no reino celeste.
Batizado: Amém.

CELEBRAÇÃO DA CONFIRMAÇÃO

1. Entre o Batismo e a Confirmação a assembleia poderá cantar um canto apropriado.
A Confirmação pode ser celebrada no presbitério ou no próprio batistério, conforme as circunstâncias do lugar.
2. Se foi o Bispo que ministrou o Batismo, convém que confira a Confirmação logo em seguida.
Contudo, na ausência do Bispo, a Confirmação poderá ser conferida pelo Presbítero que ministrou o batismo.

3. Quem preside dirige ao neófito estas palavras ou outras semelhantes:
Pres: Querido(a) irmão(ã) neófito(a): acabas de ser batizado(a), recebeste uma nova vida, te tornaste membro de Cristo e de seu povo sacerdotal. Resta-te agora receber como nós o  Espírito Santo, que foi enviado pelo Senhor sobre os Apóstolos no dia de Pentecostes, sendo transmitido por eles e seus sucessores aos batizados. Receberás a força do Espírito Santo pela qual, mais plenamente configurado a Cristo, darás testemunho da paixão e ressurreição do Senhor e te tornarás membro ativo da Igreja para a edificação do Corpo de Cristo na fé e na caridade.

Quem preside, de pé, com as mãos unidas e voltado para o povo, diz:
Pres: Roguemos, irmãos e irmãs, a Deus Pai todo-poderoso que derrame o Espírito Santo sobre este(a) novo(a) filho(a), a fim de confirmá-lo(la) pela riqueza de seus dons e configurá-lo(la) pela sua unção ao Cristo, Filho de Deus.
Todos rezam um momento em silêncio.

Quem preside impõe as mãos sobre o confirmando, dizendo:
Pres: Deus todo-poderoso, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, pela água e pelo Espírito Santo, fizestes renascer este(a) vosso(a) servo(a), libertando-o(a) do pecado, enviai-lhe o Espírito Santo Paráclito; dai-lhe, Senhor, o espírito de sabedoria e inteligência, o espírito de conselho e fortaleza, o espírito de ciência e piedade e enchei-o(a) do espírito de vosso temor. Por Cristo, nosso Senhor.
Ass: Amém.

4. O ministro apresenta a quem preside o santo crisma. O confirmando se aproxima ou, se for oportuno, quem preside se aproxima dele. Colocando a mão direita sobre o ombro do confirmando, o padrinho (ou a madrinha) diz o nome do(a) afilhado(a) a quem preside ou o próprio confirmando o declara.
Quem preside, tendo mergulhado o polegar no crisma, marca o confirmando na fronte com o sinal-da-cruz, sem nada dizer.

Depois do sinal-da-cruz, o presidente saúda o confirmado, dizendo:
Pres: A paz esteja contigo!
Confirmado: E contigo também.
Terminada a unção, pode-se cantar um canto apropriado.

5. Na Vigília Pascal, após o rito do Batismo e da Confirmação, toda a assembleia, de pé e com as velas acesas, renova as promessas do Batismo. Segue-se a aspersão do povo, durante a qual se canta um hino ou um salmo apropriado.

CELEBRAÇÃO DA EUCARISTIA

6. Omitido o Símbolo, inicia-se logo a oração dos fiéis, de que o neófito participa pela primeira vez.
Na apresentação das oferendas, ele levará ao altar o pão e o vinho.

7. Convém que o recém-batizado comungue sob as duas espécies, assim como seu padrinho e sua madrinha, pais, cônjuge e catequistas, bem como toda a assembleia. Antes da comunhão, isto é, antes do Felizes os convidados, quem preside pode falar brevemente ao recém-batizado sobre a importância desse mistério que é o ápice da iniciação e o centro de toda a vida cristã.

Usa-se os ritos para a Missa do Batismo.
Prefácio do Batismo
Oração Eucarística II ou III