Confissão e Absolvição individuais de vários penitentes


RITOS INICIAIS

1. Reunidos os fiéis, enquanto o sacerdote entra na igreja, pode-se entoar um salmo, antífona ou canto apropriado, como por exemplo:
Opção 1: Ouvi-nos, Senhor, pois grande é a vossa misericórdia. Por vossa infinita compaixão volvei para nós o seu olhar.
Ou:
Opção 2: Aproximemo-nos confiantes do trono da graça, para alcançar misericórdia, e encontrar o auxílio divino.

SAUDAÇÃO

2. Terminado o canto, o sacerdote saúde os presentes dizendo: 
Pres: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
O povo responde:
Ass: Amém.
O sacerdote, voltado ao povo e abrindo os braços, saúda-o com uma das seguintes fórmulas:
Pres: A graça, a misericórdia e a paz de Deus Pai e de Jesus Cristo, nosso Salvador, estejam convosco! 
Ass: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.
Ou: 
Pres: Estejam convosco a graça e a paz de Deus Pai e de Jesus Cristo, que nos amou e lavou nossos pecados com o seu sangue!
Ass: A Ele louvor e glória para sempre.
Ou: 
Pres: Irmãos e irmãs, que Deus abra o vosso coração para a sua palavra e vos conceda a sua paz; atenda as vossas orações e vos reconcilie com ele!
Ass: Amém.
Ou: 
Pres: Estejam convosco a graça e a paz de Deus, nosso Pai, de Jesus Cristo, o Senhor que se entregou por nossos pecados!
Ass: A Ele a glória pelos séculos dos séculos. Amém.

O sacerdote ou o outro ministro, instrui os presentes, em breves palavras, sobre a importância e o sentido da celebração, e o seu desenrolar:

ORAÇÃO

3. O sacerdote, em estas palavras ou outras semelhantes, convida todos a orar:
Pres: Irmãos, peçamos a Deus, que nos chama à conversão, a graça de uma frutuosa e verdadeira penitência. 
E todos oram em silêncio por algum tempo. A seguir, o sacerdote diz a oração:
Senhor Deus, ouvi as nossas súplicas, perdoai os pecados daqueles que vos louvam. Concedei-nos na vossa bondade o perdão e a paz. 
Por Cristo, nosso Senhor.
Ass: Amém.

CELEBRAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS

Começa a celebração da Palavra. Se houver várias leituras, intercala-se um salmo, um canto apropriado ou então um momento de silêncio, para que a palavra de Deus seja bem assimilada e aceita interiormente. Se houver uma só leitura, convém que seja do evangelho.

PRIMEIRA LEITURA
(Dt 5, 1-2.6-7.11-12.16-21a; 6, 4-6)

O amor é a plenitude da lei.

Leitor: Leitura do livro do Deuteronômio. 

Leitor: Naqueles dias, convocando todo Israel, Moisés lhe disse: Ouve, Israel, as leis e os decretos que hoje vou proclamar a vossos ouvidos, para que os aprendais e cuideis de praticá-los. O Senhor nosso Deus fez conosco uma aliança em Horeb. E ele disse: Eu sou o Senhor teu Deus, que te libertou do Egito, do antro da escravidão. Não terás outros deuses além de mim. Não pronunciarás o nome do Senhor teu Deus em vão, porque o Senhor não deixará impune quem pronunciar seu nome em vão. Guarda o dia de sábado, para o santificares, como o Senhor teu Deus te mandou. Honra teu pai e tua mãe, como o Senhor te ordenou, para que vivas por longe tempo e sejas feliz na terra que o Senhor eu Deus te vai dar. Não matarás. Não cometerás adultério. Não furtarás. Não levantarás falso testemunho contra o próximo. Não desejarás a mulher do próximo. Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás o Senhor teu Deus com todo o coração, com toda a tua alma e com todas as tuas forças. E trarás gravadas em teu coração todas estas palavras que hoje te ordeno. 

Leitor: Palavra do Senhor!
Ass: Graças a Deus. 

CÂNTICO RESPOSORIAL
(Br 1, 15-16a.17-18.19.20.21-22 (R 3, 1))

— Ouvi-nos, ó Senhor, tende piedade de nós todos, pois Vós sois misericórdia!

— Ao Senhor, o nosso Deus, cabe a justiça, enquanto a nós resta corar envergonhados, a nós, os homens todos de Judá e aos que são, Jerusalém, teus habitantes, a nossos reis, aos sacerdotes e aos príncipes, aos profetas e aos nossos ancestrais.

— Diante do Senhor todos pecamos, pois não lhe obedecemos, tantas vez; não ouvimos o Senhor a exortar-nos a seguir os mandamentos que nos deu.

— Desde quando Deus tirou a nós do Egito, até hoje, nos mostramos tão rebaldes, não obedecendo ao Senhor, o nosso Deus; e, em nossa leviandade, recusamos, sempre de novo, escutar a sua voz.

— Daí, nos perseguem, como vemos, o infortúnio e a maldição que o Senhor já nos lançou por meio de Moisés, seu santo servo, quando tirou os nossos pais da terra egípcia, para dar-nos uma terra muita rica de leite e mel, como, aqui hoje, nos acontece.

— Ao despeito dos avisos dos profetas, a voz do Senhor Jesus nós não ouvimos. Afastamo-nos, seguindo cada qual inclinações do seu perverso coração, para servir a outros deuses e praticar o que é mau diante dos olhos de nosso Deus.

SEGUNDA LEITURA

(Ef 5, 1-14)


Vivei no amor, como Cristo nos amou.

Leitor: Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios. 

Leitor: Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos muito amados. Progredi na caridade, segundo o exemplo de Cristo, que nos amou e por nós se entregou a Deus como oferenda e sacrifício de agradável odor. Quanto à fornicação, à impureza, sob qualquer forma, ou à avareza, que disto nem se faça menção entre vós, como convém a santos. Nada de obscenidades, de conversas tolas ou levianas, porque tais coisas não convêm; em vez disto, ações de graças. Porque sabei-o bem: nenhum dissoluto, ou impuro, ou avarento - verdadeiros idólatras! - terá herança no Reino de Cristo e de Deus. E ninguém vos seduza com vãos discursos. Estes são os pecados que atraem a ira de Deus sobre os rebeldes. Não vos comprometais com eles. Outrora éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor: comportai-vos como verdadeiras luzes. Ora, o fruto da luz é bondade, justiça e verdade. Procurai o que é agradável ao Senhor, e não tenhais cumplicidade nas obras infrutíferas das trevas; pelo contrário, condenai-as abertamente. Porque as coisas que tais homens fazem ocultamente é vergonhoso até falar delas. Mas tudo isto, ao ser reprovado, torna-se manifesto pela luz. E tudo o que se manifesta deste modo torna-se luz. Por isto a Escritura diz: Desperta, tu que dormes! Levanta-te dentre os mortos e Cristo te iluminará.

Leitor: Palavra do Senhor!
Ass: Graças a Deus. 

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

SALVE, CRISTO, LUZ DA VIDA, COMPANHEIRO NA PARTILHA!
EU SOU A LUZ DO MUNDO, AQUELE QUE ME SEGUE, NÃO CAMINHA ENTRE AS TREVAS, MAS TERÁ A LUZ DA VIDA.

EVANGELHO
(Mt 22, 34-40)

Toda a Lei e os profetas dependem desses dois mandamentos.

O diácono ou o sacerdote dirige-se ao ambão, e diz:
Diác ou Sac: O Senhor esteja convosco!
O povo responde:
Ass: E com o teu espírito.
     
O diácono, ou o sacerdote, diz:
Diác ou Sac: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus.
Ass: Glória a vós, Senhor!

Diác ou Sac: Naquele tempo, os fariseus ouviram dizer que Jesus tinha feito calar os saduceus. Então eles se reuniram em grupo, e um deles perguntou a Jesus, para experimentá-lo: Mestre, qual é o maior mandamento da Lei? Jesus respondeu: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento! Esse é o maior e o primeiro mandamento. O segundo é semelhante a esse: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Toda a Lei e os profetas dependem desses dois mandamentos.

Terminado o Evangelho, o diácono ou o sacerdote diz:
Diác ou Sac: Palavra da Salvação!
O povo aclama:
Ass: Glória a vós, Senhor!

HOMILIA

4. Segue-se a homilia, inspirada no texto das leituras, levando os penitentes ao exame de consciência e à renovação de vida.

EXAME DE CONSCIÊNCIA 

5. É aconselhável observar um tempo de silêncio para se realizar o exame de consciência e despertar a verdadeira contrição dos pecados. O sacerdote, o diácono ou outro ministro podem vir em auxílio dos fiéis com breves palavras ou uma prece litânica, atendendo-se a sua condição, idade etc.

RITO DA RECONCILIAÇÃO 

Confissão genérica dos pecados
6. A convite do diácono ou outro ministro, todos se ajoelham ou se inclinam e recitam a fórmula da confissão genérica (por exemplo: Confesso a Deus...); a seguir, de pé, se for oportuno, recitam uma oração ou entoam um canto apropriado. Ao final reza-se a Oração do Senhor, que nunca será omitida.

PRIMEIRO EXEMPLO

Quando a oração se dirige ao Pai.
O Diácono ou ministro:
Diác ou Sac: Irmãos e irmãs, confessai vossos pecados, e orai uns pelos outros para conseguir a salvação.
Todos dizem ao mesmo tempo: 
Ass: Confesso a Deus todo-poderoso e a vós, irmãos, que pequei muitas vezes por pensamentos e palavras, atos e omissões, (batendo no peito) por minha culpa, minha tão grande culpa. E peço à Virgem Maria, aos anjos e santos, e a vós, irmãos, que rogueis por mim a Deus, nosso Senhor.

O Diácono ou o ministro:
Diác ou Sac: Irmãos e irmãs, voltemos nosso coração ao Deus de poder e misericórdia que não deseja a morte do pecados, mas que se converta e viva. Supliquemos que não nos castigue pelos pecados que agora deploramos, nem os tornemos a cometer. 
Ass: Perdoai, Senhor, o vosso povo! 

1. Para que obtenhamos a graça de uma verdadeira penitência, roguemos ao Senhor...

2. Para que sejamos perdoados e livres das consequências de nossas culpas passas, roguemos ao Senhor...

3. Para que os filhos de Deus, desviados da Igreja pelo pecado, alcancem o perdão e voltem a ela purificados, roguemos ao Senhor...

4. Para que voltem ao antigo esplendor do batismo aqueles que o macularam pelo pecado, roguemos ao Senhor...

5. Para que, readmitidos à mesa do altar, se renovem pela esperança da glória eterna, roguemos ao Senhor...

6. Para que, perseverando na vida sacramental, possam unir-se cada vez mais a Deus, roguemos ao Senhor...

7. Para que, perseverando na vida sacramental, possam unir-se cada vez mais a Deus, roguemos ao Senhor...

8. Para que, renovados pela caridade, deem perante ao mundo testemunho do amor de Deus, roguemos ao Senhor...

9. Para que perseveram fielmente nos mandamentos de Deus e alcancem um dia a vida eterna, roguemos ao Senhor...

O ministro convoca o povo a oração dizendo:
Pres: Roguemos agora a Deus, nosso Pai, com as mesmas palavras que Cristo nos ensinou, a fim de que perdoe nossos pecados e nos livre todo o mal...
Ass: Pai nosso que estais nos céus, santificado seja o vosso nome; venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade,  assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia nos daí hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.

Pres: Senhor, mostrai-vos bondoso para com vossos filhos e filhas, pois se reconhecem pecadores diante da Igreja; que ela os liberte de todo o pecado, e possam, de coração puro, render-vos graças. 
Por Cristo, nosso Senhor. 
Ass: Amém.

Confissão e absolvição individuais
7. Os penitentes aproximam-se dos sacerdotes colocados em lugares adequados, confessam seus pecados e, recebida a devida satisfação, são absolvidos individualmente. Ouvida a confissão e, se for o caso, após conveniente exortação, o sacerdote omitindo o restante da reconciliação para um só penitente, estende as mãos sobre à cabeça do penitente, ou pelo menos a direita, e dá a absolvição dizendo: 
Deus, Pai de misericórdia, que, pela morte e ressurreição de seu Filho, reconciliou o mundo consigo e enviou o Espírito Santo para remissão dos pecados, te conceda, pelo ministério da Igreja, o perdão e a paz.
Penitente: Amém.

8. Terminada as confissões individuais, o sacerdote que preside a celebração, acompanhado dos demais sacerdotes, convida à ação de graças e exorta às boas práticas pelas quais se manifesta a graça da penitência na vida dos indivíduos e de toda a comunidade. Convém entoar um hino de louvor, um salmo ou um canto apropriado para o momento. 

ORAÇÃO PARA CONCLUIR A AÇÃO DE GRAÇAS

9. Após o momento de louvor ou de oração, o sacerdote concluir a oração comum, dizendo: 
Pres: Pai Santo, que nos transformastes à imagem de vosso Filho, concedei-nos alcançar vossa misericórdia e ser no mundo um sinal de vosso amor. 
Por Cristo, nosso Senhor.
Ass: Amém.

Ou: 
Pres: Senhor Jesus Cristo, porque sois rico em perdão, quisestes assumir a fraqueza de nossa carne, para deixar-nos exemplo de humildade e fortalecer-nos em toda tribulação; dai-nos conservar os bens que de vós recebemos, e levantai-vos pela penitência, sempre que cairmos em pecados. 
Vós que viveis e reinais para sempre. 
Ass: Amém.

RITO CONCLUSIVO

10. O sacerdote abençoa a todos, dizendo:
Pres: O Senhor esteja convosco!
Ass: E com o teu espírito.

O diácono diz:
Diác: Inclinai-vos para receber a bênção.

Pres: O Senhor vos conduza segundo o amor de Deus e a paciência de Cristo.
Ass: Amém.

Pres: Para que possais caminhar na vida nova e agradar a Deus em todas as coisas.
Ass: Amém.

O sacerdote abençoa o povo, dizendo:
Pres: Abençoe-vos o Deus todo-poderoso, Pai e Filho + e Espírito Santo.
Ass: Amém.

Pres ou Diác: Ide em paz e que o Senhor vos acompanhe!
Ass: Graças a Deus.