Rito da Confissão


CELEBRAÇÃO DA RECONCILIAÇÃO
DE UM SÓ PENITENTE

Acolhimento do penitente

1. Ao aproximar-se o penitente para confessar os seus pecados, o sacerdote recebe-o com afabilidade e saúda-o com palavras amáveis.

2. A seguir, o penitente, e, se for oportuno, também o sacerdote, faz o sinal da cruz, dizendo:
Pres: Em nome do Pai, e do Filho, e + do Espírito Santo. 
Penitente: Amém.

Convite à confiança em Deus

O sacerdote exorta o penitente à confiança em Deus, com estas palavras ou outras semelhantes:
Pres: Deus, que ilumina os nossos corações, te dê a graça de reconheceres com verdade os teus pecados e a sua misericórdia.
Penitente: Amém.

Ou:
Pres: A graça do Espírito Santo ilumine o teu coração, para confesses os teus pecados e reconheças a misericórdia do Senhor.
Penitente: Amém.

Ou:
Pres: O Senhor esteja no teu coração, para que, arrependido, confesses os teus pecados.
Penitente: Amém.

Leitura da Palavra de Deus (facultativo)

3. Então o sacerdote, se isso for oportuno, lê ou recita de cor algum texto da Sagrada Escritura, no qual se anuncia a misericórdia de Deus e se convida o homem à conversão, por exemplo:
Pres: Voltemos o olhar para Jesus, que sofreu para nos salvar e ressuscitou para nossa justificação.

E escolhe-se algum dos textos:

Is 53, 4-6
A verdade é que ele tomava sobre si nossas enfermidades e sofria, ele mesmo, nossas dores; e nós pensávamos fosse um chagado, golpeado por Deus e humilhado! Mas ele foi ferido por causa de nossos pecados, esmagado por causa de nossos crimes; a punição a ele imposta era o preço da nossa paz, e suas feridas, o preço da nossa cura. Todos nós vagávamos como ovelhas desgarradas, cada qual seguindo seu caminho; e o Senhor fez recair sobre ele o pecado de todos nós. 

Ou:
Ez 11, 19-20
Ouçamos o que nos diz o Senhor: Eu lhes darei um outro coração e porei no seu íntimo um espírito novo. Removerei do seu corpo o coração de pedra e lhes darei um coração de carne, a fim de que andem segundo minhas leis, observem e pratiquem meus preceitos. Assim serão o povo e eu serei o seu Deus.

Ou:
Lc 15, 1-7
Os publicanos e pecadores aproximavam-se de Jesus para o escutar. Os fariseus, porém, e os mestres da Lei criticavam Jesus. Este homem acolhe os pecadores e faz refeição com eles. Então Jesus contou-lhes esta parábola: Se um de vós tem cem ovelhas e perde uma, não deixa as noventa e nove no deserto, e vai atrás daquela que se perdeu, até encontrá-la? Quando a encontra, coloca-a nos ombros com alegria, e, chegando à casa, reúne os amigos e vizinhos, e diz: Alegrai-vos comigo! Encontrei a minha ovelha que estava perdida! Eu vos digo: Assim haverá no céu mais alegria por um só pecador que se converte, do que por noventa e nove justos que não precisam de conversão.

Ou:
Rm 5, 8-9
Pois bem, a prova de que Deus nos ama é que Cristo morreu por nós, quando éramos ainda pecadores. Muito mais agora, que já estamos justificados pelo sangue de Cristo, seremos salvos da ira por ele.

Confissão dos pecados e aceitação da penitência

4. Após a recitação, onde for costume, da fórmula de confissão genérica (por ex.: Confesso a Deus todo-poderoso), o penitente confessa os seus pecados. O sacerdote, se necessário, ajuda o penitente a fazer a confissão íntegra, dá-lhe conselhos oportunos e exorta à contrição de suas culpas, recordando-lhe que o cristão, pelo sacramento da penitência, morrendo e ressuscitando com Cristo, se renova no mistério pascal. Em seguida, impõe-lhe uma ação penitencial, recebida pelo penitente para satisfação pelo pecado e renovação de sua vida.
 
Procure o sacerdote adaptar-se em tudo à condição do penitente, tanto na maneira de falar como na escolha dos conselhos.

Oração do penitente

5. Então, o sacerdote convida o penitente a manifestar o seu arrependimento, o que este pode fazer por estas palavras ou outras semelhantes:
Penitente: Senhor, eu me arrependo sinceramente de todo o mal que pratiquei e do bem que deixei de fazer. Pecando, eu vos ofendi, meu Deus, sumo bem, digno de ser amado sobre todas as coisas. Prometo firmemente, ajudado por vossa graça, fazer penitência, não mais pecar e fugir às ocasiões do pecado. Senhor, tende piedade de mim, pelos méritos da paixão de nosso Salvador, Jesus Cristo. 

Ou
Lavai-me todo inteiro do pecado, e apagai completamente a minha culpa! Eu reconheço todo a minha iniquidade, o meu pecado está sempre à minha frente. 

Ou
Pai, pequei contra ti; já não mereço ser chamado teu filho. Tem piedade de mim, que sou pecador!

Ou
Deus, Pai de misericórdia, como filho(a) arrependido(a) regresso para dizer-vos: Pequei contra vós; já não sou digno de ser chamado vosso(a) filho(a). Cristo Jesus, Salvador do mundo, eu vos peço como o bom ladrão, a quem abristes as portas do Paraíso: Lembrai-vos de mim, Senhor, quando estiverdes no vosso Reino. Espírito Santo, fonte de amor, cheio de confiança vos suplico: Purificai o meu coração e concedei-me viver como filho da luz. 

Oração do sacerdote

6. Em seguida, o sacerdote, com as mãos estendidas sobre a cabeça do penitente (ou estendendo, pelo menos, a mão direita), diz:
Pres: Deus, Pai de misericórdia, que, pela morte e ressurreição de seu Filho, reconciliou o mundo consigo e enviou o Espírito Santo para remissão dos pecados, te conceda, pelo ministério da Igreja, o perdão e a paz.
Penitente: Amém.

Proclamação de louvor a Deus e despedida do penitente

7. Depois da absolvição, o sacerdote prossegue:
Pres: Dai graças ao Senhor, porque Ele é bom.
O penitente continua:
Penitente: Porque é eterna a sua misericórdia.
A seguir, o sacerdote despede o penitente reconciliado, dizendo:
Pres: O Senhor perdoou os teus pecados. Vai em paz.

Em vez da proclamação de louvor a Deus e da fórmula de despedida do penitente, o sacerdote pode dizer:
Pres: A paixão de nosso Senhor Jesus Cristo, a intercessão da Virgem Maria e de todos os Santos, tuas boas oras e a tua paciência na adversidade, sirvam de remédio para os teus pecados, aumento da graça e prêmio da vida eterna. Vai em paz.

Ou
Pres: Feliz quem foi perdoado de sua culpa e cujo pecado foi sepultado. Irmão (irmã), alegra-te no Senhor e vai em paz.

Ou
Pres: Vai em paz, e anuncia no mundo as maravilhas de Deus, que te salvou.