O SACRAMENTÁRIO ROMANO

INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ

RECONCILIAÇÃO

MATRIMÔNIO

UNÇÃO DOS ENFERMOS

EXÉQUIAS

OUTROS LIVROS LITÚRGICOS

Leituras para as Cerimônias de Matrimônio


LEITURAS

Gn 1,26-28.31a 

Leitor: Leitura do Livro de Gênesis.

Leitor: Deus disse: Façamos o homem à nossa imagem e segundo a nossa semelhança, para que domine sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais de toda a terra, e sobre todos os répteis que rastejam sobre a terra. E Deus criou o homem à sua imagem, à imagem de Deus ele o criou: homem e mulher os criou. E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos e multiplicai-vos, enchei a terra e submetei-a! Dominai sobre os peixes do mar, sobre todos os pássaros do céu e sobre todos os animais que se movem sobre a terra. E Deus viu tudo quanto havia feito, e eis que tudo era muito bom. 

Leitor: Palavra do Senhor!

Ct 2,8-10.14.16a;8,6-7a

Leitor: Leitura do Livro do Cântico dos Cânticos.

Leitor: É a voz do meu amado! Eis que ele vem saltando pelos montes, pulando sobre as colinas. O meu amado parece uma gazela, ou um cervo ainda novo. Eis que ele está de pé atrás de nossa parede, espiando pelas janelas, observando através das grades. O meu amado me fala dizendo: Levanta-te, minha amada, minha rola, formosa minha, e vem! Minha rola, que moras nas fendas da rocha, no esconderijo escarpado, mostra-me teu rosto, deixa-me ouvir tua voz! Pois a tua voz é tão doce, e gracioso o teu semblante. O meu amado é todo meu e eu sou dele. Ele me disse: Grava-me como um selo em teu coração, como um selo em teu braço Porque o amor é forte como a morte e a paixão é cruel como a morada dos mortos; suas faíscas são de fogo, uma labareda divina. Águas torrenciais jamais apagarão o amor, nem rios poderão afogá-lo. 

Leitor: Palavra do Senhor!

1Cor 12, 31 - 13, 8a 

Leitor: Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios. 

Leitor: Irmãos: Aspirai os dons mais elevados. Eu vou ainda mostrar-vos um caminho incomparavelmente superior. Se eu falasse todas as línguas, as dos homens e as dos anjos, mas não tivesse caridade, eu seria como um bronze que soa ou um címbalo que retine. Se eu tivesse o dom da profecia, se conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, se tivesse toda a fé, a ponto de transportar montanhas, mas se não tivesse caridade, eu não seria nada. Se eu gastasse todos os meus bens para o sustento dos pobres, se entregasse o meu corpo às chamas, mas não tivesse caridade, isso de nada me serviria. A caridade é paciente, é benigna, não é invejosa, não é vaidosa, não se ensoberbece; não faz nada de inconveniente, não é interesseira, não se encoleriza, não guarda rancor; não se alegra com a iniqüidade, mas se regozija com a verdade. Suporta tudo, crê tudo, espera tudo, desculpa tudo. A caridade não acabará nunca. 

Leitor: Palavra do Senhor!

EVANGELHO
1

Aclamação ao Evangelho
Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Quem permanece no amor em Deus permanece, e Deus nele (1Jo 4,16).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.

Diác ou Sac: Naquele tempo, alguns fariseus aproximaram-se de Jesus, e perguntaram, para o tentar: É permitido ao homem despedir sua esposa por qualquer motivo? Jesus respondeu: Nunca lestes que o Criador, desde o início, os fez homem e mulher? E disse: Por isso, o homem deixará pai e mãe, e se unirá à sua mulher, e os dois serão uma só carne? De modo que eles já não são dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus uniu o homem não separe. 

Diác ou Sac: Palavra da Salvação!

EVANGELHO
2
Aclamação ao Evangelho

Aleluia, Aleluia, Aleluia.
Todo aquele que ama, é nascido de Deus, e conhece a Deus (1Jo 4,7b).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.

Diác ou Sac: Naquele tempo: Houve um casamento em Caná da Galiléia. A mãe de Jesus estava presente. Também Jesus e seus discípulos tinham sido convidados para o casamento. Como o vinho veio a faltar, a mãe de Jesus lhe disse: Eles não têm vinho. Jesus respondeu-lhe: Mulher, por que dizes isto a mim? Minha hora ainda não chegou. Sua mãe disse aos que estavam servindo: Fazei o que ele vos disser. Estavam seis talhas de pedra colocadas aí para a purificação que os judeus costumam fazer. Em cada uma delas cabiam mais ou menos cem litros. Jesus disse aos que estavam servindo: Enchei as talhas de água. Encheram-nas até a boca. Jesus disse: Agora tirai e levai ao mestre-sala. E eles levaram. O mestre-sala experimentou a água, que se tinha transformado em vinho. Ele não sabia de onde vinha, mas os que estavam servindo sabiam, pois eram eles que tinham tirado a água. O mestre-sala chamou então o noivo e lhe disse: Todo mundo serve primeiro o vinho melhor e, quando os convidados já estão embriagados, serve o vinho menos bom. Mas tu guardaste o vinho melhor até agora! Este foi o início dos sinais de Jesus. Ele o realizou em Caná da Galiléia e manifestou a sua glória, e seus discípulos creram nele. 

Diác ou Sac: Palavra da Salvação!